Para que o teu conteúdo tenha sucesso, deve ser pensado nas pessoas a quem se destina. Já sabes como conhecer o teu público?

Uma das grandes vantagem da comunicação digital é conseguir reunir dados da tua audiência com maior facilidade. Depois é preciso analisar os dados para perceberes o que têm em comum e quais as suas necessidades. Aí reside a tua criação de conteúdo: o que podes oferecer aos teus clientes que os ajude a suprimir as suas questões ou necessidades?

Se já leste algo na área da estratégia de conteúdo ou mesmo na área do marketing, de certo já ouviste falar em Persona. É nela que deves pensar quando crias o teu conteúdo.

Persona. O que é isso?

Persona é um perfil criado a partir de padrões que se repetem nos teus clientes. Quando pensas nas pessoas que procuram e adquirem os teus produtos e/ou serviços, quem são eles/elas?

Deixo algumas perguntas que podem ajudar a desenhar este perfil:

  • Idade
  • Nacionalidade
  • País, Cidade e Localidade
  • Estado Civil
  • Profissão
  • Interesses e Hobbies
  • Valores
  • Porque procuram o teu produto e/ou serviço?

Se estás a começar a tua marca ou negócio é normal que ainda não tenhas dados para criar este perfil com dados reais. Nesse caso, podes imaginar o teu cliente ideal e criar este perfil, tendo em conta o teu público-alvo.

Como conhecer o teu público no mundo digital?

Se já tens uma larga experiência no mercado em que atuas, é possível que já trates os teus clientes como amigos. Se isso ainda não acontece, há várias formas de fazeres este reconhecimento.

Questionário

Se o teu negócio se desenvolve num site, porque não enviar um pequeno questionário à tua base de contactos para recolher algumas informações sobre os teus clientes. É claro que deves seguir as normas do RGPD e só enviar esta comunicação a quem consentiu a utilização de dados recolhidos.

O Google Forms é uma ferramenta gratuita que te permite recolher e agrupar a informação de forma simples. Recolhe apenas os dados necessários para desenhares a tua persona. Se pedires demasiadas informações, os teus destinatários podem não estar dispostos a responder-te.

Há vários momentos em que podes enviar este inquérito:

  • Assim que tiveres o formulário pronto;
  • Questionário pós-venda;
  • Questionário em troca de uma recompensa (pode ser um cupão, uma newsletter)



Redes Sociais

Esta é talvez a plataforma onde é mais fácil saberes quem é a tua audiência. Podes fazê-lo através de vários recursos:

  1. Estatísticas de público da própria plataforma
  2. Fazendo Sondagens (ex: no Instagram através dos stories, no Linkedin através de uma publicação)